poetica de si sp escola.jpg
oficina_de_máscara.jpg
oficina_poética_de_si_porto_iracema_6.jp

Busca unir sua prática de pesquisa e criação nas oficinas que ministra propondo a criação autoral: escuta da pulsação interior que pede passagem para expressar, o corpo em crise, o risco da criação, o processo somático como fundamento do movimento. A partir de metodologias de criação advindas da sua vivência como artista cênica e educadora, propõe experiências de percepção e criação pelo corpo,voz, movimento, máscaras e escrita autoral, dando suportes para investigar a si mesmo em conexão com o social e cultural, no sentido de que o ser político busca potência criativa e singularidade para sua existência.

 

Investiga Bartenieff Fundamentals e o Sistema Laban-Bartenieff de Análise de Movimento, que propõe um olhar de investigação sistêmico a partir de quatro categorias (Corpo, Espaço, Esforço e Forma) em que o movimento é a potência, conexão e exploração nas diversas maneiras em que se apresenta. 

Poética de si como política

Prática de criação que une estudo de movimento e criação cênica conectado com autobiografia e micropolítica. Tem usado essa metodologia de criação nos últimos espetáculos que dirigiu e em vários cursos ministrados desde 2016.

 

Movimento através das máscaras

Ao anular a expressão do rosto do/da performer, o corpo se torna ponto referencial de comunicação. A escuta da musicalidade e do espaço são referenciais fundamentais de diálogo para uma composição escultórica viva e em fluxo. Pesquisa de máscaras desde 2003, principalmente conectada com a fisicalidade. 

Meditação e conexão interna

Meditar ​é uma prática desenvolvida desde 2001 quando ingressou no Instituto Gurdjieff de Belo Horizonte. Desde então - hoje desvinculada da instituição - vem experimentando conectar respiração e propriocepção para ajudar na clareza mental, foco, receptividade, silêncio. O corpo pausa e a atenção se volta para os movimentos internos e a observação de si. Guia essa prática todas as segundas, na Casa da Pau Brasil / SP

HISTÓRICO OFICINAS (RECENTE)

jun, 2019 - Artista convidada/Vivencia Experimento Exilia, Sala Aberta, UFU (MG)

mar, 2019 - Vivência do Experimento Exília, Palacete Tereza (SP)

2018, 2019 - Encontros de meditação semanais, Casa da Pau Brasil (SP)

abr e set, 2018 - Oficinas corpo e política na SP Escola de Teatro (SP)

mai, 2018 - Cefart-Palácio das Artes (BH)

jul, 2018 - Festival Le Manifest, Dunkerque (FR)

jul, 2018 - Oficina de máscara na Camera Daria, Bologna (IT)

out a dez, 2018 - Curso Poética de si na Casa da Pau Brasil (SP)

mar, 2017 - Oficina corpo e política no Galpão Cine Horto (BH)

mai, 2017 - OC Oswald de Andrade (SP)

set, 2017 - Porto Iracema das Artes (CE)

jan, 2017 - Oficina de máscaras no Cefart-BH.

HISTÓRICO EM ESPETÁCULOS (RECENTE)

jan, 2019 - Preparação para máscara no espetáculo "Pirotécnico Zacarias", Grupo Giramundo, BH (Dir Marcos Malafaia). 

2016 - Preparação corporal espetáculo "Gavião de Duas Cabeças" (Dir Juliana Pautilla)

2015 - Preparação corporal e assistência de direção espetáculo "Janeiros" do grupo Carroça de Mamulengos, CE (Dir Rodolfo Vaz)

2011 - Preparação corporal espetáculo Evoé-Música para ser vista (Dir Cristiano Peixoto)

2010 - Preparação corporal espetáculo Pedaço de Homem (Dir Juliana Pautilla)

2009 - Preparação corporal espetáculo Prato do Dia (Dir Lenine Martins)